Curitiba é a capital com a disputa para a prefeitura mais competitiva no Brasil, diz diretor do Instituto Quaest


Um dos aspectos que influencia indecisão de eleitores é que ‘padrinhos políticos’ dos candidatos ainda não estão evidentes, afirma Felipe Nunes. Horário eleitoral gratuito começa nesta sexta (30)
O diretor do Instituto Quaest, Felipe Nunes, diz que Curitiba é a capital com a disputa para a prefeitura mais competitiva no Brasil. A Quaest foi escolhida pela Rede Globo para realizar as pesquisas das eleições 2024 em todas as capitais do país.
“A eleição de Curitiba hoje é a eleição mais competitiva entre todas que a Quaest está avaliando nas capitais brasileiras. Agora, o que a gente não pode esquecer, é que a grande maioria, a maior parte dos eleitores de Curitiba , diz que, na pesquisa espontânea, não decidiu voto”, destaca.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Nunes diz também que, quase, 70% dos entrevistados que optam por um candidato, dizem que podem mudar a opção até o dia da eleição.
“Embora esteja embolada e competitiva, é um cenário muito em aberto”, fala.
Na pesquisa de intenção de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, 81% dos eleitores declararam estar indecisos. Veja os resultados:
O cenário estimulado, ou seja, quando a pesquisa apresenta o nome dos candidatos, mostra um empate técnico entre quatro candidatos, considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos: Eduardo Pimentel (PSD) com 19%, seguido de Roberto Requião (Mobiliza) com 18%, Luciano Ducci (PSB) com 18% e Ney Leprevost (União) com 14%.
O número de intenção de votos nos outros candidatos também ficam muito próximos entre eles, especialmente quando considerada a margem de erro. Confira no gráfico:
A pesquisa Quaest realizou 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-06447/2024.
LEIA TAMBÉM:
Ponta Grossa: Suspeito de matar esposa grávida na frente da filha é preso
Contenda: Instituto de Previdência Social abre concurso com salários que chegam a R$ 4,7 mil
Maringá: Homem é suspeito de torturar esposa e filhas e mantê-las em cárcere privado
‘Padrinhos de candidatos’
Urna eletrônica
Reprodução/TRE-RN
Conforme Nunes, outro aspecto que influencia no resultado da pesquisa é que para os eleitores, os “padrinhos políticos” dos candidatos ainda não estão evidentes.
“O que a pesquisa da Quaest mostra que há ainda, não é claro pro eleitor quem é o candidato do governador, quem é o candidato do prefeito, quem é o candidato do Bolsonaro e quem é o candidato do Lula. Essa indefinição e pouco conhecimento sobre os padrinhos de candidatos, ajudam a explicar essa grande pulverização de candidaturas”, afirma.
Para o diretor, os padrinhos políticos exercem um papel fundamental na decisão dos eleitores.
“As eleições no Brasil mudaram muito nos últimos anos. A gente estava acostumado a olhar só, por exemplo, para a avaliação do governo, como um preditor de voto. Hoje, não. Além de olhar pra gestão, além de olhar pro nível de conhecimento e rejeição dos candidatos, a gente também tem que olhar pras forças que os padrinhos políticos tem”, explica.
Campanha eleitoral na TV pode mudar o cenário
Veja quem são os candidatos a prefeitura em Curitiba.
TSE
Nunes avalia ainda que o início da campanha eleitoral nos canais de televisão pode mudar o cenário.
A partir desta sexta-feira (30) começa o horário eleitoral gratuito.
“O começo da campanha eleitoral na televisão essa semana vai ajudar o eleitor a ter mais clareza e, na minha avaliação, vai também dar mais clareza, mas facilidade pro eleitor compreender quem são os candidatos e porque vão escolher um nome ou outro”, reforça Nunes.
LEIA MAIS:
Quaest: confira pesquisa de intenção de voto à Prefeitura de Curitiba por gênero, idade, renda, religião e escolaridade
Apenas um voto elege: Paraná concentra quase 10% das cidades com só um candidato a prefeito nas eleições 2024; veja quais são
Eleições 2024: veja como denunciar crimes eleitorais no Paraná
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *