Operação entre PF e Funai apontou que madeira estava sendo vendida para madeireiras das cidades vizinhas e até para produtores rurais. Operação apreende araucárias retiradas de terra indígena
Agentes da Polícia Federal (PF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibama) multou quatro madeireiras em uma área de terra indígena em Mangueirinha, sudoeste do Paraná. Durante a operação, realizada nesta sexta-feira (1º), foram encontradas araucárias nativas serradas.
As árvores são ameaçadas de extinção, e não podem ser cortadas. No local, a PF e o Ibama encontraram vários pontos de exploração ilegal da madeira.
A operação usou drones para vistoriar as madeireiras. Duas delas foram suspensas para trabalhar com madeira nativa até serem regularizadas. As multas aplicadas, segundo a operação, passam de R$ 50 mil.
Operação da PF e do Ibama usou drones para flagrar extração ilegal
Reprodução/RPC
A apreensão das madeiras cortadas encheu cinco caminhões, que transportaram o material para a Prefeitura de Chopinzinho, que recebeu as doações.
Mais de três mil índios Kaingang e Guarani vivem nos 17 mil hectares da terra indígena em Mangueirinha.
Leia também
População autodeclarada indígena cresceu 14,68% no Paraná, indica Censo
Homem é encontrado morto, com o pescoço cortado, na garagem de casa em Curitiba
Homem que matou servidor do Hemepar de Curitiba e escondeu corpo dentro de mala é denunciado por homicídio motivado por homofobia
O Ibama informou que também investiga a participação de indígenas da aldeia no corte ilegal. Em maio deste ano, uma operação na mesma área apreendeu madeira, motosserras e uma serraria móvel.
Mais assistidos do g1 PR
📱 Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.
📱 Participe da comunidade do g1 Paraná no WhatsApp e no Telegram.