Desempenho da candidata do PMB, estreante em uma eleição, acirrou disputa na capital. Decisão foi ao 2º turno e terminou com a eleição do atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD). Cristina Graeml (PMB) diz se orgulhar da carreira política e que ‘é só o ínicio’
A candidata à Prefeitura de Curitiba Cristina Graeml (PMB) perdeu o 2º turno das eleições neste domingo (27), mas vê os mais de 390 mil votos como uma vitória. Assista ao vídeo acima.
Foi a primeira eleição disputada pela jornalista, que na estreia obteve 42,36% dos votos, contra os 57,64% que consagraram a vitória do atual vice-prefeito da capital, Eduardo Pimentel (PSD).
“Queria agradecer imensamente a esses 390.254 curitibanos que acreditaram na nossa proposta de uma Curitiba livre, de um país mais justo, isso não morre. Eu acho que aqui está iniciado um movimento, que não é só curitibano, foi um movimento que se espalhou pelo Brasil”, afirmou em entrevista na noite deste domingo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Graeml disse ter conquistado o resultado nas urnas em meio a uma disputa eleitoral na qual diz ter tido o sobrenome “jogado em uma lama que não existe”. A candidata afirmou estar muito orgulhosa desse “início de carreira política.
“Isso aqui foi só o início, a gente sai mais forte. Mostramos a nossa força e nós conseguimos fazer um sistema apodrecido, um sistema político, uma lei eleitoral, um sistema partidário completamente viciado se mostrar com toda a sua força contra uma mulher, contra uma pessoa que pela primeira vez colocou seu nome a serviço da cidade.”
Graeml afirmou não ter gasto “um centavo de dinheiro público” na disputa.
A candidata derrotada disse que estará muito atenta à gestão de Pimentel e que vai cobrar resultados para que todas as promessas feitas em campanha sejam cumpridas.
Leia mais:
Eduardo Pimentel é eleito prefeito de Curitiba
Pimentel prega união após vencer disputa acirrada: ‘Serei o prefeito de toda Curitiba’
Quem é Paulo Martins (PL), vice-prefeito de Eduardo Pimentel eleito em Curitiba
Futuro político
Cristina Graeml (PMB) reconhece derrota em Curitiba.
RPC
Graeml reiterou que a disputa municipal de 2024 foi o começo da caminhada e diz não se considerar uma perdedora.
Questionada sobre se já pensa em disputar as eleições de 2026, Graeml disse que primeiro vai descansar, mas disse que o resultado deste domingo deixou um recado.
“O curitibano entendeu, o Brasil entendeu que a gente precisa de novas lideranças. […] A máquina do Estado, a máquina do poder econômico, a máquina do poder político ela é acachapante, mas ela não é intransponível, a gente tem muita força como cidadão quando a gente se une”, disse.
Quem é Cristina Graeml
Cristina Graeml (PMB), candidata à Prefeitura de Curitiba nas eleições 2024
Giuliano Gomes/PR Press
Cristina Reis Graeml tem 54 anos e é natural de Curitiba. Ela foi lançada como candidata pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB).
Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trabalhou como repórter de televisão por 26 anos, sendo 20 deles na capital paranaense. Atualmente é colunista e comentarista política.
Ao longo da campanha, Graeml afirmou ter registrado candidatura a pedido da população e para representar os pensamentos da direita na capital.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Paraná.