Segundo Receita Federal, do total, apenas 6% correspondem a declarações foram retificadoras. Prazo para declaração encerrou na quarta-feira (31). Paraná bate recorde com mais de 2,7 milhões de declarações
Marcos Serra / g1
O Paraná recebeu mais de 2,7 milhões de declarações do Imposto de Renda até a última quarta-feira (31). De acordo com a Receita Federal, o número representa um recorde no prazo regular para o estado e uma alta de cerca de 400 mil declarações em relação ao ano passado.
Em todo o país, foram mais de 41 milhões de declarações feitas.
No Paraná, cerca de 23% dos contribuintes utilizaram a declaração pré-preenchida.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Ainda de acordo com a Receita Federal, o estado registrou neste ano o menor percentual de declarações retificadoras do país. Do total de mais de 2,7 milhões, cerca de 6% foram retificadoras — isto é, feitas para corrigir erros ou omissões enviados na versão original.
Esqueci de declarar: e agora?
De acordo com a Receita Federal, a recomendação é que o contribuinte regularize a situação o quanto antes. A declaração em atraso já pode ser entregue a partir desta quinta-feira (1º).
Veja aqui o passo a passo de como declarar fora do prazo
Segundo informações do Fisco, no caso de envio da declaração após o prazo previsto ou da não apresentação do documento, o contribuinte que é obrigado a declarar fica sujeito ao pagamento de multa por atraso, calculada da seguinte forma:
Multa de 1% ao mês ou fração de atraso, calculado sobre o valor do imposto devido na declaração, ainda que integralmente pago, até um teto de 20%;
Multa mínima de R$ 165,74 (apenas para quem estava “obrigado a declarar”, mesmo sem imposto a pagar)
Além disso, o CPF pode ficar irregular, o que pode impedir a liberação de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até a regularização da situação. Saiba o que mais pode acontecer clicando aqui.
LEIA TAMBÉM:
MP-PR faz operação contra prefeito Hissam Hussein, de Araucária, por possíveis crimes contra a administração pública
Polícia encontra mulher morta dentro de carro após marido ver, por localizador, veículo dela parado em rua
Vídeo mostra por outro ângulo atropelamento de jovem após ser agredida por seguranças e deixada no meio de rua no PR
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
Imposto de Renda: Paraná bate recorde com mais de 2,7 milhões de declarações
Bookmark the permalink.