Caso foi registrado nesta sexta-feira (6). Ministério da Justiça diz que arma foi recuperada. Indígenas roubam arma da Força Nacional em área de conflito no Paraná
Indígenas roubaram uma carabina da Força Nacional nesta sexta-feira (6) em uma área de conflito em Terra Roxa, no oeste do Paraná. A informação foi confirmada em nota pelo Ministério da Justiça. Assista ao vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Imagens feitas por moradores da região mostram indígenas próximos a uma estrada rural, alguns com arcos e flechas, mirando contra policiais da Guarda Nacional, que estão na região após recentes conflitos. Em determinado momento, os policias saem do local em dois veículos da instituição.
O conflito por demarcação de terra na região é histórico. Indígenas reivindicam novos lugares porque, durante a construção da Usina de Itaipu, muitas áreas rurais da região de Terra Roxa e Guaíra ficaram alagadas. Um processo tramita na Justiça para que a Itaipu faça a compensação de um outro local.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Jovem volta das férias e encontra mesa, cadeira e itens de trabalho embalados com papel alumínio no Paraná
Futebol: Seleção brasileira em Curitiba: ruas serão bloqueadas para jogo entre Brasil e Equador nesta sexta-feira (6); veja desvios
Tráfico: Operação em 5 estados mira esquema de lavagem de dinheiro do tráfico que envolvia transporte de drogas em ambulâncias
Como foi o conflito
De acordo com o Ministério da Justiça, que é responsável pela Força Nacional, agentes estavam em “negociações pacíficas” com os indígenas quando um grupo atacou e subtraiu a carabina de um dos integrantes da corporação.
Segundo a nota, o agente preferiu não reagir. Os indígenas decidiram recuar para dentro da aldeia com a arma. A Polícia Federal e a Fundação Nacional do Índio (Funai) foram ao local e, após negociações, recuperaram o armamento sem que houvesse feridos.
Vídeo mostra confusão entre agentes da Força Nacional e indígenas
Divulgação
“O efetivo mobilizado trabalha com foco na garantia da segurança dos indígenas, com respeito às culturas e evitando qualquer forma de violação dos direitos humanos. As operações são realizadas em conformidade com os protocolos de segurança e planejamento estratégico previamente estabelecidos pelos órgãos apoiados”, diz o Ministério da Justiça.
O que diz a PM
Em nota a Polícia Militar (PM) do Paraná informou que foi acionada após relato de que indígenas haviam atingido um policial da Força Nacional, roubado o fuzil dele, o que teria causado escoriações no oficial.
A nota diz ainda que o Governo do Estado lamenta “a escalada de violência que vem acontecendo na região, devido as ocupações de indígenas a diversas áreas produtivas” e que devido aos conflitos vem reforçando o policiamento na região, mas que é necessária uma solução o quanto antes para garantir a integridade da população.
Conflitos recentes
Há pouco mais de uma semana, quatro indígenas ficaram feridos após novo conflito em uma área em disputa, em Guaíra. Segundo a Comissão Guarani Yvyrupa o ataque ocorreu por parte dos moradores do bairro na tentativa de expulsar os indígenas da região.
No julho deste ano, em um conflito durante a ocupação de terras em Terra Roxa, uma indígena acabou sendo baleada na perna, na situação.
Em Guaíra, um agricultor por atingido por uma paulada na cabeça.
A propriedade rural fica perto de uma área demarcada e que é de responsabilidade do governo federal. A segurança do local foi reforçada pela Polícia Militar (PM), Batalhão de Polícia Militar da Fronteira (BPFRon) e da Força Nacional.
No início deste ano, a Força Nacional também fez a segurança de uma área onde indígenas e agricultores disputaram terras.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.
VÍDEO: Indígenas roubam arma da Força Nacional em área de conflito no Paraná
Bookmark the permalink.