Alef Manga e Jesús Trindade, do Coritiba, são notificados para depor após citação de apostadores


Jogadores do Coxa serão interrogados em 19 de maio para prestar esclarecimentos ao Ministério Público de Goiás. Investigação apura se jogadores foram aliciados para alterar ou falsear resultados da competição. Alef Manga e Jesús Trindade
Marlon Costa/Pernambuco Press e Rafael Ianoski/Coritiba
O atacante Alef Manga e o volante Jesús Trindade, do Coritiba, foram notificados pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) para depor após serem citados em planilhas e conversas de apostadores nas investigações da Operação Penalidade Máxima.
A investigação apura se jogadores foram aliciados para alterar ou falsear resultados da competição. Entenda mais abaixo.
Os dois jogadores vão prestar depoimento ao Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Goiás, em 19 de maio, por videoconferência.
Os nomes dos atletas alviverdes aparecem em uma planilha de apostadores divulgada pelo O Globo e que consta na investigação do Ministério Público de Goiás, que está na segunda fase da operação. Após a notícia, o Coritiba afastou os jogadores do duelo conta o Vasco, na quinta-feira, pelo Brasileirão.
O ge procurou o advogado dos atletas, Jeffrey Chiquini, e o Coritiba. A defesa dos atletas preferiu ainda não se manifestar sobre o tema. O clube não se manifestou.
LEIA TAMBÉM: Athletico demite jogadores citados em esquema de apostadores de jogos investigado pelo MP
Alef Manga citado em pagamento para apostadores
Reprodução
Nome do Trindade em planilha de apostadores
Reprodução
Quem são os jogadores
Alef Manga é o artilheiro do Coxa na temporada. Ele já anotou nove gols em 16 jogos, com duas assistências. Além disso, ele foi responsável por cinco dos últimos oito gols do Coritiba.
No ano passado, o Coritiba adquiriu 50% dos direitos do atacante por cerca de R$ 2 milhões, pagos ao Volta Redonda. O vínculo é até 2025.
Trindade tem 15 jogos nesta temporada e uma assistência, mas ainda não atuou nas quatro rodadas do Brasileirão. A última partida foi contra o Sport, pela Copa do Brasil, em 26 de maio.
O contrato de empréstimo com o Pachuca-MEX é até o meio da temporada. O Coxa tinha sinalizado interesse de efetuar a opção de compra.
Entenda o caso
A denúncia do Ministério Público na fase dois da operação Penalidade Máxima foi aceita pela Justiça de Goiás.
Os atletas investigados vão responder por envolvimento em esquema de apostas em jogos das Séries A e B do Brasileirão. Eles podem ser punidos com até seis anos de prisão.
O MP-GO apresentou duas acusações contra 15 jogadores, enquadrados nos artigos 41-C (solicitar ou aceitar vantagem para falsear resultados de competições esportivas) e 41-D (dar ou prometer vantagem patrimonial ou não patrimonial com o fim de alterar ou falsear o resultado de uma competição desportiva ou evento a ela associado).
Os atletas podem disputar os jogos do Brasileiro porque ainda não foram julgados pela Justiça Comum e nem pela Justiça Desportiva.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *