Hidalgo Almenara duplicou o número de vendas ao oferecer dez tipos diferentes de maioneses para os clientes. Especialista afirma que a chave para se destacar em um mercado competitivo é a inovação Atualmente, Hidalgo Almenara oferece dez tipos de maionese
Amanda Bebiano/g1
Quando o empreendedor maringaense Hidalgo Almenara, de 44 anos, viu o faturamento diminuir, no final de 2023, ele encontrou nas redes sociais a possibilidade de aumentar a visibilidade e, consequentemente, o faturamento. Todavia, foi no início de 2024, com a publicação de um cliente, com mais de 13 milhões de visualizações, que se iniciou a trajetória de recuperação.
E por incrível que pareça, o sucesso para o mundo novo das redes sociais, se concretizou nas maioneses coloridas, presentes há 14 anos no estabelecimento de Almenara.
“Eu comecei a fazer uns vídeos aqui, falando das maioneses e começou a chamar a atenção. Uma pessoa veio, pegou um lanche, postou e aí explodiu no X [antigo Twitter]. Depois disso, aumentou o número de clientes, dei várias entrevistas… Tudo por causa da maionese azul, que eu vendia desde o começo”, brinca.
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Maionese azul de Maringá, no norte do Paraná, viraliza nas redes sociais.
Redes Sociais
O primeiro contato de Almenara com o ramo da alimentação foi aos 15 anos, quando trabalhou em um carrinho de cachorro-quente. Em 2010, ele resolveu abrir a própria lanchonete e diz que, no começo, contava com apenas duas cores de maionese: verde e azul.
Há cerca de nove meses, quando Almenara passou por uma crise financeira, ele tinha cinco funcionários contratados e vendia, em média, 60 lanches por dia. Atualmente, depois de viralizar nas redes sociais, são nove funcionários e 140 lanches vendidos diariamente.
“Se você ver o primeiro vídeo que eu fiz falando das maioneses, com os sachês, eu estava com uma cara triste. Eu fiz pensando: ‘vou fazer, vai dar certo’, e deu”, comemora.
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Um arco-íris de sabores 🌈
Empreendedor garante que, até o final do ano, o número de opções de maionese deve aumentar
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Vendo nas maioneses uma possibilidade de se destacar, Almenara afirma que tem investido na variedade de sabores. Agora, são dez opções disponíveis: cebolinha, cheddar, milho, lemon pepper, bacon, pimenta, alho, tomate seco, curry e a famosa maionese azul, sabor azeitona preta.
Almenara garante que, até o final do ano, este número vai aumentar. Isso porque agora os clientes também indicam novos sabores de maionese.
“Eu tô pensando em agridoce, né? Esses tempos atrás eu tentei fazer uma de Danoninho e uma de doce de leite. Eu gostei mais de doce de leite, para jogar em um cachorro-quente salgado e dar um toque agridoce. Então tem vários tipos, sabe? A de lemon pepper mesmo foi uma pessoa que me indicou. Tem gente que falou para eu fazer de geleia de pimenta… então as pessoas vão dando as dicas”, conta.
E com um mundo de possibilidades de combinações, cabe a Almenara preparar e experimentar cada um dos sabores.
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“Esses dias eu tentei fazer uma com gengibre, mas a acidez do gengibre não deixou. Coalhou tudo, então, não deu. Tentei fazer de vinho… Mas a gente vai tentando. Vai jogando fora o liquidificador quando queima e vamos tentando”, comenta.
Com tanta demanda, o comerciante conta que aumentou também a mão de obra para preparar tantas opções de maionese.
De acordo com ele, são necessárias oito horas de trabalho para abastecer o estoque. A quantidade de maionese consumida pelos clientes também impressiona: aproximadamente três quilos por dia.
E não é só quem vai até a lanchonete que prova a variedade de maioneses. Almenara afirma que os pedidos do delivery também recebem sachês de todos os sabores.
“E eu não cobro à parte. A pessoa que compra o lanche, tem direito a comer todas as maioneses. Tem mais de 5 mil lanches em Maringá, o diferencial do meu são as maioneses, então eu não cobro à parte e mando os 10 tipos de maionese. Se não gostar de um, tem outro, outro, outro”, brinca.
Criatividade para se destacar 💡
Consultor do Sebrae dá dicas de como empreendedores podem se destacar
Maringá conta com mais de 47 mil microempreendedores individuais cadastrados. Destes, 2,7 mil são do ramo da alimentação.
Mesmo com tanta concorrência, Almenara conseguiu se destacar. Ele afirma que as vendas alavancaram e que tem recebido clientes de diversos lugares. Todos querendo uma só coisa: provar as maioneses coloridas.
“Veio muita gente. Muita gente mesmo. Eu desligava os aplicativos de delivery para dar conta de atender quem vinha até aqui. Vem muita gente de fora para comer as maioneses. E é legal que eles gostam de vir aqui e falam de onde vem”, conta.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Perseu Bastos, oferecer um diferencial é mesmo a chave para que os empreendedores possam se destacar. Algo que Almenara faz ao oferecer tantas opções de maionese.
“Esse empreendedor entendeu que a experiência do gosto diferenciado das pessoas que vão ali comer aquele prato, que gostam, ou até mesmo a pessoa que nem sempre vai, mas vai pela curiosidade de ter uma experiência gastronômica diferente, vai fazê-lo vender mais, vai fazê-lo se diferenciar. Isso serve para qualquer negócio, seja produto ou serviço. Quando você entende o que o seu cliente precisa e você entende que você entrega um benefício que vai além do seu produto, aí sim você tem oportunidades eu diria quase que infinitas de se diferenciar e inovar”, explica.
Ainda segundo Bastos, é fundamental que o empreendedor tenha sempre em mente uma única pessoa: o cliente.
“O pessoal geralmente diz ‘ah, mas o meu produto’, ou ‘ah, mas o meu serviço’ e eu pergunto: e o seu cliente? Então a gente precisa pensar uma coisa ‘o que é que meu cliente vem aqui procurar?’ Eu tenho que ter clareza do que o meu cliente quer, mais do que o que ele tem no bolso. O cliente só vai estar disposto a pagar se ele enxergar benefício no seu negócio”, afirma.
Para Almenara, também é possível acrescentar outro item nessa lista de dicas: fé.
“Acredite em Deus e inove. Vai assistindo reportagens, buscando informações. […] Às vezes pode chegar em mim e perguntar como que faz [a maionese], eu explico. A gente tem que passar para o outro uma forma de inovar”, finaliza.
Com dez opções de maionese, empreendedor garante que a variedade é para agradar todos os públicos
Amanda Bebiano/g1
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