Segundo o MP, foram encontrados indícios de fraude documental no processo de Lauro de Souza Silva Júnior (União Brasil) sobre um suposto direcionamento na contratação de uma empresa de engenharia de São Paulo (SP). g1 tenta contato com a defesa dele. Prefeito de Jandaia do Sul sofre novo afastamento
A Justiça determinou um novo afastamento do prefeito Lauro de Souza Silva Júnior (União Brasil), de Jandaia do Sul, norte do Paraná, suspeito de desvio de dinheiro público do município.
Em março, o Ministério Público do Paraná (MP-PR), havia pedido o afastamento de 90 dias do prefeito e de mais quatro agentes públicos por suposto direcionamento na contratação de uma empresa de engenharia de São Paulo (SP).
Ele foi reconduzido ao cargo após decisão da Justiça. Relembre mais abaixo.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Em caráter liminar, a Juíza Letícia Lilian Kirschnick Seyr, da Vara da Fazenda Pública, pediu o novo afastamento das funções públicas por 90 dias, podendo ser prorrogado.
O MP-PR encontrou indícios de fraude documental por parte da defesa do prefeito.
Lauro de Souza Silva Júnior (União Brasil), prefeito de Jandaia do Sul (PR)
Reprodução/Prefeitura de Jandaia do Sul
Segundo a Justiça, a equipe de defesa de Lauro está impedida de atuar no processo.
Lauro vai continuar recebendo o salário, mas foi proibido de acessar às dependências do paço Municipal, sob pena de multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
O g1 tenta contato com o prefeito e com a defesa dele, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.
Em nota, a Prefeitura de Jandaia do Sul informou que o departamento jurídico foi notificado sobre a decisão e que o vice-prefeito Dionísio Costa Alves (Podemos) assume interinamente o cargo até que as investigações sejam concluídas.
Prefeitura de Jandaia do Sul
Reprodução/RPC
Prefeito afastado em Março
Lauro e outros quatro agentes públicos foram afastados dos cargos em março após um pedido do MP-PR por por suposto direcionamento na contratação de uma empresa de engenharia de São Paulo (SP).
O afastamento de três meses abrangeu o diretor de Planejamento, a coordenadora de Projetos, o secretário de Governo e o diretor administrativo da Prefeitura de Jandaia do Sul.
No lugar de Lauro de Souza, quem assume é o vice-prefeito, Dionísio Costa Alves. À época, ele disse que “a decisão é injusta porque ainda não foi intimado”, afirmando ainda que “é inocente”.
Segundo a administração municipal, a contratação da empresa de engenharia visava a elaboração de projetos para diversas obras no município, como a revitalização de praças e da rodoviária.
A juíza Letícia Lilian Kirschnick Seyr, bloqueou os bens dos cinco investigados em até R$ 568 mil. Eles também foram proibidos de acessar as dependências da prefeitura ou se aproximar dela, sob pena de serem multados.
Investigação
Na ação que o g1 teve acesso, os promotores explicam que o prefeito e dois diretores visitaram a sede da empresa na capital paulista antes do lançamento da licitação.
O encontro aconteceu em junho de 2021, conforme o MP.
A empresa, conforme a Promotoria, foi a única concorrente e, consequentemente, vencedora do processo licitatório.
Segundo o MP, o contrato, que depois foi suspenso pela Justiça, teria sido superfaturado.
Prefeito de Jandaia do Sul
Reprodução/RPC
O que dizem os citados
O advogado Gustavo Rivilini Martines, que defende a coordenadora de Projetos, informou que só vai se manifestar após analisar todo o processo.
A reportagem entrou em contato e aguarda manifestação da defesa do secretário de Governo.
O g1 tenta contato com a defesa dos outros investigados.
Mais assistidos do g1 PR
Veja mais em g1 Norte e Noroeste.
Prefeito de Jandaia do Sul é afastado novamente do cargo por suspeita de desvio de dinheiro público, decide Justiça
Bookmark the permalink.