Hospital Veterinário Curitiba: quem pode usar? Quais serviços são ofertados? Veja perguntas e respostas


Hospital público, que fica no bairro Taboão, região norte da capital, e começou a funcionar nesta segunda-feira (13). Curitiba ganha primeiro hospital veterinário público do Paraná
Os atendimentos no Hospital Veterinário Municipal de Curitiba começaram nesta segunda-feira (13).
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A capacidade é de 50 atendimentos por dia de cães e gatos. O funcionamento é semelhante ao das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Confira, abaixo, perguntas e respostas sobre o hospital veterinário público de Curitiba que, segundo a prefeitura, é o primeiro do tipo no Paraná.
Onde fica e qual o horário de atendimento?
Quais animais podem ser atendidos? É gratuito?
Todos podem levar os animais ao hospital? Quais são as prioridades?
Moro em outra cidade, posso levar meu animal ao hospital?
Quais serviços o hospital veterinário oferece?
Como é feito o atendimento?
Como agendar uma consulta?
1 . Onde fica e qual o horário de atendimento?
O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba fica na Rua César M. Chaves, no bairro Taboão, região norte da capital. Os serviços serão das 8h às 17h. Para casos emergenciais, o atendimento será em tempo integral.
2. Quais animais podem ser atendidos? É gratuito?
Os serviços são gratuitos. O local tem capacidade para atender até 50 cães e gatos por dia e conta com uma equipe de 40 profissionais, entre médicos veterinários, técnicos e recepcionistas.
3. Todos podem levar os animais ao hospital? Quais são as prioridades?
Sim, todos podem ter acesso, contudo a prioridade de atendimento será para animais de estimação de moradores em situação de vulnerabilidade social, cidadãos beneficiários do programa Armazém da Família e protetores de animais registrados junto à Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.
Caso o público prioritário não preencha as agendas, as vagas são disponibilizadas para a população geral.
Hospital Veterinário Municipal de Curitiba
Daniel Castellano/SMCS
4 . Moro em outra cidade, posso levar meu animal ao hospital?
No momento, a prefeitura explicou que o Hospital Veterinário atende somente animais de moradores de Curitiba. Portando, animais de moradores de outras cidades não têm direito ao atendimento.
5. Quais serviços o hospital veterinário oferece?
O hospital vai oferecer consultas, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação.
As especialidades atendidas são:
Clínica geral;
Oftalmologia;
Cardiologia;
Endocrinologia;
Dermatologia;
Neurologia;
Oncologia;
Ortopedia;
Odontologia.
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6. Como é feito o atendimento?
As consultas serão realizadas de forma gratuita diariamente por agendamento prévio pelo site da Rede de Proteção Animal.
Segundo a prefeitura, o Hospital Veterinário vai seguir o mesmo protocolo usados na Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde os casos de urgência e emergência terão prioridade de atendimento.
7. Como agendar uma consulta?
Os agendamentos estão disponíveis no site da Rede de Proteção Animal da Prefeitura. A forma é similar ao que já ocorre com castrações e vacinações.
Confira abaixo o passo a passo para agendar:
Acesse o site da Rede de Proteção Animal;
Caso não tenha cadastro, será necessário realizá-lo na página “cadastro”, escolhendo a categoria cidadão, protetor independente ou ONG. Basta preencher o formulário vinculado ao e-Cidadão da Prefeitura de Curitiba cadastrar os pets em “Meus animais”. Clique no sinal de “+”, preencha os dados do animal e clique em “Salvar”;
Faça o login e clique em “Eventos” na parte superior;
Escolha o evento “Agendamento de Consulta Clínica”. O botão de inscrição ficará visível se o cidadão tiver autenticado o cadastro e tiver animais cadastrados em seu nome;
Clique no animal (cão ou gato), sexo (macho ou fêmea) e aparecerão as datas e horários disponíveis. Escolha e clique na data e horário de sua preferência. Clique em “Clique aqui para se inscrever no evento”;
Na próxima tela, confirme se é benefício do Armazém da Família (grupo prioritário), selecionando a opção “Armazém da Família” e clicando em “Próximo Passo”;
Selecione o animal que precisa agendar a consulta e confirme a inscrição.
Em seguida, o tutor receberá no e-mail do cadastro a confirmação da inscrição e as orientações para o dia da consulta.
Todas as inscrições em eventos e números de protocolo poderão ser acessados no cadastro em “Área Restrita”, na seção “Inscrições em eventos”.
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