Doações podem ser feitas em uma das 23 unidades do Hemepar espalhadas pelo Paraná. Doações de sangue estão em baixa no Hemepar
Por conta das férias de fim de ano, o mês de dezembro é o período em que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) recebe poucas doações de sangue. Entretanto, essa é a temporada em que o centro mais tem demanda de transfusões nos hospitais e serviços de saúde.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo o Hemepar, nos primeiros dias de dezembro a unidade de Curitiba, que normalmente recebe 160 a 190 pessoas diárias para realizarem doações, tem recebido entre 100 a 120 doações por dia.
Além disso, a taxa de pessoas que marcam a doação e não comparem às unidades é de 50% no período.
Para evitar a falta de estoque, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda que a população faça a doação de sangue antes do início de férias.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Homem é preso após espancar idoso em briga de trânsito em Curitiba
Golpe da aposentadoria: Grupo com médicos e advogada é suspeito de fraudar benefício do INSS com atestados falsos
Carne, cerveja e fogos de artifício: TCE-PR determina que prefeito e ex-diretores devolvam dinheiro de compras aos cofres públicos
🩸 Veja como doar sangue no Paraná
Para realizar a doação de sangue, é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 50 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto.
Homens podem doar a cada dois meses, enquanto mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre as doações.
As doações podem ser realizadas em todas as 23 unidades do Hemepar no Paraná. Para localizar uma unidade e agendar a doação, os interessados podem acessar o site do Hemepar.
⏩Pessoas que têm procedimento estético, tatuagem ou tomam remédio podem doar? Veja perguntas e respostas
Doações de sangue podem ser feitas em 23 unidades no Paraná.
Gilson Abreu/AEN
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR
Leia mais notícias em g1 Paraná.