Graxains são flagrados ‘furtando’ comida de cães de sítio no PR: ‘São bem bonitinhos’


Animais silvestres, conhecidos como cachorros-do-mato, são pouco vistos; dono do sítio em Enéas Marques conseguiu filmar os dois de perto. “Furto” no sítio: graxains são vistos levando comida de cachorros
Uma dupla de graxains foi visto “furtando” a comida deixada para os cachorros de uma propriedade de Enéas Marques, no sudoeste do Paraná.
Claudimar Facin, proprietário do sítio, contou a equipe do Caminhos do Campo que viu um animal estranho, parecido com um cachorro. Curioso, decidiu ver a gravação das câmeras da propriedade.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
“Puxei imagem da câmera e vi que não era. Pela foto fui pesquisar para ver bem o que era. Eu nunca tinha visto eles de perto e eles são bem bonitinhos” , conta Facin.
Graxains são flagrados ‘furtando’ comida de cães de sítio no PR: ‘são bem bonitinhos’
Reprodução/RPC
Os visitantes do sítio são dois graxains, também conhecidos como cachorros-do-mato. Animais nativos silvestres que até não são raros, mas pouco vistos.
Eles vivem em áreas pequenas de mata e são animais que têm capacidade de se acostumar com a presença humana, por isso chegam tão perto de áreas habitadas, como explica o biólogo e professor de zoologia, Carlos Brocardo.
“É um predador que controla roedores que podem atacar plantações, comer grãos que a gente produz”, ele diz.
Ele acredita que os dois que visitam o sítio são um macho e uma fêmea, já que a espécie normalmente vive em casal com os filhotes.
“Ele gosta muito de frutas. É um bichinho que tem o papel de dispersar sementes”, diz o biólogo.
Como os graxains cruzam facilmente áreas abertas, levam sementes de uma mata para outra o que é importante para a genética das plantas. Mas como é um animal que costuma se alimentar de galinhas, acaba sendo bastante perseguido.
“Espero que fiquem ali por roda e que não aconteça nada de ruim para eles”, Facin diz.
Vídeos mais assistidos:
Veja mais notícias em g1 Paraná.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *