Vencedores participarão de curso com a melhor chef mulher da América Latina de 2022, Manu Buffara. Objetivo do concurso é destacar educação alimentar e valorizar o trabalho de merendeiras e merendeiros. Concurso vai escolher as melhores merendas do estado
Um concurso do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) vai escolher quais as melhores merendas servidas nas escolas estaduais do Paraná.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Serão selecionadas 96 receitas para compor um livro exclusivo assinado pela Chef Manu Buffara – natural de Maringá, eleita melhor chef mulher da América Latina de 2022.
O objetivo, conforme o Fundepar, é destacar a importância da alimentação escolar como fator essencial para o desenvolvimento dos estudantes, além de promover a gastronomia regional. Leia detalhes a seguir.
O concurso é também uma forma de valorização dos profissionais das cozinhas das escolas.
“A gente fala de educação dos filhos, e esquece de falar da educação alimentar, e ela engloba o processo de educação. A valorização das merendeiras e merendeiros do estado é muito importante, porque eles que estão ali, fazendo, às vezes, as cinco refeições do dia das crianças, algumas escolas duas, algumas uma, mas às vezes é a refeição mais importante que essas crianças têm”, destaca Buffara.
Chef de cozinha Manu Buffara traz elementos da Serra do Mar do Paraná para a alta gastronomia
Henrique Schmeil.
Entre os escolhidas para o livro, serão selecionados 32 merendeiros ou merendeiras para participarem de um evento em Curitiba com um curso oferecido pela chef, no qual ela ensinará algumas receitas e dará dicas sobre as melhores utilizações dos alimentos.
Os profissionais selecionados ganharão também um certificado e um avental personalizado.
As três melhores receitas, escolhidas pela chef, ganharão ainda um passeio de trem para o litoral do Paraná, um jogo de jantar de porcelana personalizado e um kit de livros de culinária.
Como se inscrever, critérios e categorias
Concurso seleciona melhores merendas de escolas do Paraná
RPC
Para se inscrever, as merendeiras e os merendeiros devem gravar um vídeo de até 1 minuto, na vertical, se apresentando e com uma breve descrição da receita e dos ingredientes utilizados.
Os concorrentes devem enviar também um PDF com a descrição da receita, a categoria dela e dados da escola em que o merendeiro está vinculado.
O vídeo e o PDF devem ser enviados por meio da internet até 23 de outubro de 2024.
VEJA TODAS AS REGRAS
Segundo o edital, as receitas devem ser 100% feitas com os ingredientes fornecidos pelo Fundepar e refletir a tradição, regionalidade e aceitação dos estudantes.
O concurso tem três categorias: lanche, prato principal e sobremesa.
Conforme o edital do concurso, na seleção serão avaliados quatro critérios:
Tradição: a receita deve refletir as tradições culinárias locais, preservando técnicas e ingredientes que façam parte da cultura da região, utilizando-se dos itens disponibilizados na Merenda Escolar.
Localidade e regionalidade: valorização de ingredientes locais e regionais, com ênfase em produtos frescos e de origem conhecida da agricultura familiar, que são recebidos nas instituições de ensino.
Criatividade: inovação na adaptação de receitas tradicionais para o ambiente escolar, mantendo o equilíbrio nutricional e criando receitas possíveis de serem feitas em grande escala, pensando no dia a dia das cozinhas escolares que ofertam muitos servimentos a cada refeição.
Sustentabilidade: uso consciente dos recursos, evitando o desperdício de alimentos, considerando a inclusão de práticas que promovam a sustentabilidade na produção das refeições.
Preparação
No Colégio Estadual Aníbal Khury Neto, em Curitiba, diariamente, a equipe faz a merenda de 1.200 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, divididos em dois turnos.
Lá, as merendeiras pretendem participar das três modalidades do concurso. Inclusive, na escola, uma receita de pudim fez sucesso entre os alunos.
LEIA TAMBÉM: Veja dicas de receitas paranaenses
No entanto, as merendeiras não revelaram quais as receitas que vão inscrever para o concurso. Isso porque elas ainda estão testando algumas receitas inéditas.
A repórter da RPC Dulcineia Novaes visitou o colégio, experimentou um dos quitutes, e aprovou.
“Gente, é muito boa. Eu quero estudar nessa escola também”, disse.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Concurso seleciona melhores merendas de escolas do Paraná; receitas estarão em livro de chef renomada
Bookmark the permalink.