O cirurgião plástico especialista em rinoplastia, dr. Kelson Kawamura, de Foz do Iguaçu, explica por que não é possível ‘escolher’ um novo nariz. A cirurgia plástica no nariz realizada para dar mais harmonia ao rosto tem o nome de rinoplastia e é uma das mais realizadas no mundo. No Brasil está entre as principais cirurgias. Em 2020, com o aumento de pessoas em home office e reuniões on-line, a quantidade de tempo que as pessoas passaram a se olhar nas telas refletiu em um aumento significativo de rinoplastias, tornando-a a cirurgia mais realizada no país naquele ano e de lá pra cá ela continuou entre as principais. São homens e mulheres que buscam melhorar a autoestima e autoconfiança com resultados cada vez mais próximos do natural, aliados à funcionalidade e proporcionalidade.
O médico cirurgião plástico de Foz do Iguaçu, no Paraná, Dr. Kelson Kawamura já realizou mais de 800 rinoplastias e é uma referência na região da Tríplice Fronteira. Ele explica que cada paciente é analisado conforme seu formato de rosto, suas características, para então fazer os ajustes necessários para obter sucesso no resultado: “Eu costumo explicar durante as consultas pré-operatórias que o objetivo da rinoplastia é de o resultado gerar uma dúvida nas outras pessoas ao verem o recém-operado, e não a certeza de que o paciente passou pela cirurgia”, conta ao explicar que antigamente havia uma espécie de padrão de nariz operado, geralmente bastante fino e empinado, muitas vezes sem combinar direito com o rosto da pessoa. “Felizmente a técnica evoluiu e a percepção das pessoas com a sua autoimagem também, desta maneira não é mais possível que o paciente ‘escolha’ um nariz de uma celebridade, por exemplo, mas sim que cheguemos ao melhor resultado em harmonia com o formato de rosto e necessidades de cada pessoa”.
Divulgação
Qual é a influência da espessura da pele no resultado de uma rinoplastia?
Este é um ponto primordial a ser discutido, Dr. Kelson encontra no dia a dia os pacientes que querem uma ponta mais delicada, mais fininha, com um resultado mais delicado, porém sempre orienta: “Eu comparo com o seguinte: imagine que o nariz é uma escultura e a pele exerce a função de um lençol. Se eu cubro com um lençol mais fininho, que seria a pele mais branquinha, eu consigo ver melhor os detalhes, agora se o lençol tem uma espessura menos fina, o contorno da escultura será um pouco mais limitado e isso será determinante para a definição da ponta. Claro que atualmente temos medicamentos que podem auxiliar neste processo, mas é importante ter isso em mente”. Explica, e ainda reforça outra informação importante: “E de nada adianta ser tabagista! O tabaco engrossa a pele, seja ela naturalmente mais fina ou não”.
Então, se você tem intenção de fazer uma cirurgia plástica, deixar de fumar é um dos primeiros passos tanto para a preservação da sua saúde quanto para não ter seu resultado comprometido, ok?
Como realizar uma rinoplastia?
Primeiramente será necessário agendar sua consulta para avaliação. Opte por um cirurgião plástico com especialização comprovada na área e procure referências de pacientes que já realizaram cirurgia com ele. Durante a consulta ele irá ver o seu caso e conversar com você para entender quais são as suas expectativas. Também irá avaliar se haverá algum procedimento a ser feito em relação à funcionalidade, no caso de um desvio de septo, por exemplo, “porque o resultado que buscamos é um nariz proporcional, bonito, em harmonia com o rosto e que tenha funcionalidade”. Esclarece, Dr. Kelson.
Quanto tempo leva a recuperação?
Esta cirurgia é de rápida recuperação, o paciente opera e pernoita no hospital, sendo liberado no dia seguinte. Para quem trabalha em home office ou escritório e não se importa em sair de casa com o gessinho no nariz, já pode trabalhar no outro dia. Finaliza.
Gostaria de agendar uma consulta conosco?
Cirurgia Plástica Foz
Acompanhe nosso trabalho também através das redes sociais:
Dr. Kelson Kawamura
Responsável técnico Dr. Kelson Kawamura | CRM 32174 | RQE 24787
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica