IAT analisa se vazamento de carga corrosiva na BR-277 afetou nascente de rio em Nova Laranjeiras


Acidente envolvendo um caminhão carregado com material corrosivo interditou totalmente os dois sentidos da BR-277 por mais de 27 horas. IAT analisa água em local de acidente na BR-277
O Instituto Água e Terra (IAT) está analisando se o vazamento de carga corrosiva na BR-277 após um acidente em Nova Laranjeiras, na região central do Paraná, afetou nascente de um rio.
Na quarta-feira (31), o instituto coletou amostras de água do local.
Na terça-feira (30), um acidente envolvendo um caminhão carregado com material corrosivo interditou totalmente os dois sentidos da BR-277 no local por mais de 27 horas. A carga do veículo tombou em uma curva na altura do km 482, entre o município e Guaraniaçu.
Com a queda de 16 bombonas, cada um com 1.000 litros, houve vazamento de monoetalonamina, produto perigoso, segundo o Corpo de Bombeiros. O volume total derramado no local não foi confirmado.
Conforme o IAT, as amostras foram encaminhadas para a análise em laboratório e o resultado deve sair em 20 dias.
Em caso de confirmação, os responsáveis pela carga poderão ser multados. Segundo o IAT, o valor da multa será divulgado após o levantamento dos danos causados.
De acordo com o instituto, a Prime Agro, empresa dona da carga, disponibilizou água potável para os moradores da região onde aconteceu o acidente. Até a publicação desta reportagem o IAT não sabia estimar o número de pessoas afetadas.
Irregularidades
Carga de caminhão cai e interditada BR-277 em Nova Laranjeiras
Divulgação/PRF
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão e a carga estavam com irregularidades. Entre elas, a ausência da amarração adequada para evitar a queda das bombonas, a falta de extintor de incêndio dentro do veículo e o motorista estava sem os Equipamento de Proteção Individual (EPI) exigidos.
Além disso, conforme a PRF, a sinalização do caminhão estava insuficiente, uma vez que as placas que indicam o tipo de produto que o veículo carregava estavam incompletas.
A PRF informou que multou a empresa dona da carga por transporte irregular de produto perigoso. Segundo a polícia, foram 12 autos de infração que juntos somam mais de R$ 11.600.
Até a publicação desta reportagem a Prime Agro não respondeu as tentativas de contato do g1 sobre o assunto.
Acidente
Carga de caminhão cai e interditada BR-277 em Nova Laranjeiras
Divulgação/PRF
O veículo tombou na terça-feira (30), em uma curva na altura do km 482, entre o município e Guaraniaçu. Ninguém se feriu.
Com a queda de 16 bombonas, cada uma com 1.000 litros, houve vazamento de monoetalonamina, produto perigoso, segundo o Corpo de Bombeiros.
Por conta disso, a pista ficou interditada por cerca de 27 horas.
Parte do produto correu para a mata próxima à rodovia, de acordo com a corporação. Por isso, equipes do Instituto Água e Terra (IAT) foram acionadas.
Ainda segundo os bombeiros, por conta do fluxo de veículos antes da chegada de viaturas, parte do produto derramado foi levado pelos pneus por cerca de 200 metros, nos dois sentidos.
Desta forma, foi feito um isolamento de cerca de 100 metros do ponto de vazamentos.
Uma empresa especializada em acidentes com produtos químicos foi acionada para a limpeza do local. Equipes da Defesa Civil e do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) também foram deslocadas para o trecho.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Homem é agredido e amarrado em poste após suspeita dele ter cometido furto no PR
Vídeo mostra por outro ângulo atropelamento de jovem após ser agredida por seguranças e deixada no meio de rua no Paraná
Adolescente de 15 anos é baleado em frente de casa no Paraná, diz PM
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região no g1 Campos Gerais e Sul.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *