Especialista explica como manter grama saudável, bonita e livre de ervas daninhas. Veja dicas para cuidar bem do gramado em casa
Manter um gramado verde e de encher os olhos não é tarefa fácil. Sendo assim, a bióloga e especialista no cuidado com esse tipo de planta, Eliane Costa, há dois anos salva jardins em Curitiba e compartilha algumas dicas para quem quer manter o tapete natural sempre saudável.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Confira dicas abaixo:
Especialista ensina cuidados para manter grama saudável.
RPC/Caminhos do Campo
🌿Ervas daninhas
Plantas espontâneas podem facilmente acabar tomando conta do jardim. Segundo especialista a grama acaba suprimida quando há uma infestação. Uma das mais comuns é o dente-de-leão, que se espalha facilmente pelo vento, animais ou, até mesmo, pisando nas sementes dela.
“Assim como qualquer planta, a grama precisa de nutrientes, muito mais do que as espontâneas”, afirma a bióloga.
🌿Poda
Um dos principais erros na tentativa de salvar o gramado ocorre quando o corte é feito em exagero. Além de não ser necessário deixá-lo muito baixo, no inverno, a frequência deve ser a cada 30 dias. Já nos meses mais quentes, pode ser feita a cada 15 ou 20 dias.
“Conforme o mato vai crescendo mais, vamos baixando a altura, cortamos muito mais grama do que deveria ser cortada e é aí que tudo desanda, porque, com menos área de folha, a grama tem menos capacidade de crescer, porque não consegue fazer a fotossíntese”, explica a especialista.
🌿Herbicidas
O controle das plantas espontâneas pode ser feito manualmente. Porém, quando a infestação é muito grande, outras medidas podem ser necessárias, como, por exemplo, a aplicação de produtos para combater as espécies invasoras – sempre com supervisão e orientação de um profissional.
“São herbicidas que atuam diretamente nessas plantas espontâneas, mas pelos quais a grama não é afetada”, Segundo ela o ideal é jogar veneno no quintal e ter o controle à medida que essas plantas forem aparecendo, fazendo o controle manual, que é menos agressivo.
🌿Ciclo natural
Segundo Elaine, existem certos horários do dia e épocas do ano que são mais adequados para mexer nos gramados.
“Porque trabalhamos com o metabolismo das plantas a nosso favor, então não adianta aplicar em um horário que a planta não vai absorver e não adianta colocar em uma estação em que ela está em dormência”, explica.
Ela explica que a questão não é ter um gramado sem nenhum mato, mas entender o controle que deve ser feito para que não percamos o gramado e fique só mato.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Rolo compressor arrasta cinco carros estacionados em Curitiba
Psicólogo preso por violação sexual após filmagem: Entenda como crime difere de estupro, assédio e importunação sexual
‘Caiu tudo, não consegui respirar’: Brasileiro que sobreviveu relata bombardeio que matou o pai e o irmão no Líbano
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Caminhos do Campo.
Veja dicas para manter o gramado saudável em casa e medidas contra ervas daninhas
Bookmark the permalink.