Amélia morreu aos 91 anos e foi uma das únicas duas mulheres a ocupar o cargo de deputada estadual entre 1983 e 1991. Amélia de Almeida Hruschka, ex-deputada estadual do Paraná
RPC
A ex-deputada estadual do Paraná Amélia Hruschka morreu, aos 91 anos, nesta quinta-feira (19), em Campo Mourão, no centro oeste do Paraná.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O anúncio foi feito pela família, que destacou a trajetória política de Hruschka.
Amélia exerceu dois mandatos como deputada estadual. Ela exerceu o primeiro mandato de 1983 a 1987 e foi reeleita para um segundo mandato, que exerceu de 1987 a 1991. No período, ela foi uma das únicas duas mulheres a ocupar o cargo.
Na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Amélia foi responsável pela proposta de lei que emancipou o município de Luiziana, também no centro oeste do Paraná. O ato foi destacado pela família como um exemplo da “dedicação às causas de desenvolvimento regional e bem-estar social”.
Nascida no interior de São Paulo, ela se formou em Direito e iniciou sua trajetória política em Campo Mourão, no Paraná, onde viveu grande parte da vida.
Casada com Alfonso Germano Hruschka, também figura política no município, Amélia entrou para a política nos anos 1970. Viúva há 20 anos, ela deixa quatro filhos, sete netos e quatro bisnetos.
O velório da ex-deputada ocorre a partir das 17h desta quinta-feira (19), no Prever, em Campo Mourão. O edifício está localizado na Avenida Goioere, 3128.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Empresário é sequestrado após acidente de carro em Curitiba
Oportunidade: Paraná têm mais de 410 vagas abertas em concursos públicos e processos seletivos
‘Era a nossa princesinha’: Família de aluna que morreu após passar mal em escola lamenta
Vereadora mais votada de Campo Mourão
Amélia de Almeida Hruschka, ex-deputada estadual do Paraná
Arquivo Familiar
Antes da passagem pela Alep, Amélia foi vereadora em Campo Mourão, cargo que desempenhou entre os anos de 1977 e 1982.
Na eleição de 1976, que a levou para a Câmara Municipal, recebeu 2.509 votos e foi a vereadora mais votada da história da cidade.
“Durante sua trajetória, ela foi responsável pela criação de dezenas de creches em todo o estado do Paraná, oferecendo suporte para a educação infantil. Amélia também se dedicou a incentivar a autonomia feminina, motivando inúmeras mulheres a buscarem independência através da formação de clubes de mães, fortalecendo as redes de apoio e desenvolvimento comunitário”, destacou a família.
Amélia de Almeida Hruschka, ex-deputada estadual do Paraná
RPC
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Morre Amélia Hruschka, ex-deputada estadual do Paraná que propôs emancipação do município de Luiziana
Bookmark the permalink.