Saiba identificar seis tipos de maçã e conheça sete motivos para incluir a fruta na rotina


Paraná é o terceiro estado que mais produz maçã no Brasil. Palmas é considerada a capital paranaense da fruta. Produção da fruta na Capital da Maçã foi menor devido ao alto volume de chuvas durante a florada.
SECS
A nutricionista e professora de Gastronomia da  Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) Carmen Sanson afirma que o ditado popular “uma maçã por dia mantém o médico longe” não é exagero, desde que o consumo seja de fato diário.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Ao g1, a nutricionista indica que a fruta entre nos lanches entre as refeições e listou 7 motivos para comer maçã regularmente:
As fibras insolúveis presentes na casca funcionam como “vassourinhas” no intestino, diminuindo a absorção de gordura e açúcar, além de melhorar o trânsito intestinal;
As fibras solúveis que estão na polpa funcionam como um gel que dão a sensação de saciedade por mais tempo;
Compostos antioxidantes da maçã, como os flavonoides do tipo quercetina e os polifenóis agem sobre os radicais livres. “Eles são como uma ferrugem. Conforme envelhecemos vamos oxidando, e ao consumirmos frutas como a maçã é possível diminuir essa velocidade de oxidação”, explica a professora.
Com propriedades anti-inflamatórias, as maçãs ajudam a prevenir doenças como diabetes e hipertensão;
Apesar de não conter grandes quantidades de vitamina C como a acerola, por exemplo, a maçã também possui esse nutriente, contribuindo para a imunidade
Por ser rica em fibras e pobre em açúcar, a fruta pode beneficiar a saúde bucal. “Ela tem o chamado ácido málico, que estimula a secreção salivar. Ao mastigar, a textura da fruta vai auxiliar na proteção dos dentes, não é que vai limpar, mas não vai deixar sujar tanto”, comenta a nutricionista.
A maçã é uma fruta extremamente prática, que pode ser facilmente carregada na bolsa ou mochila e a qual temos acesso o ano inteiro.
Além de práticas, maçãs oferecem diversos benefícios para a saúde, da melhor digestão à prevenção de doenças
SECS
Capital da maçã
O Paraná é o terceiro maior produtor de maçãs do Brasil. Palmas, no sul do estado, é considerada a capital paranaense da maçã. Porém, a colheita na safra 23/24 diminuiu 30% em relação ao período anterior, quando a produção chegou a 8,5 mil toneladas.
De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), as chuvas durante a florada fizeram a colheita diminuir.
Cidades como Lapa, Campo do Tenente e Porto Amazonas também se destacam na produção da fruta. Mas você conhece os diferentes tipos de maçã?
De acordo com a Embrapa, as variedades Gala e Fuji representam 90% da produção brasileira. No Paraná, além desses dois tipos principais, outro destaque fica por conta da variedade Eva, desenvolvida nos anos 70 pelo atual Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).
Veja abaixo as características principais dessas e de outros tipos da fruta:
🍎 Maçã Gala
A mais consumida no Brasil, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), tem sabor doce e leve acidez. Além do consumo in natura, a dica da entidade é incluir a fruta em preparos assados ou cozidos, saladas e molhos.
🍎 Maçã Fuji
Com doçura e crocância equilibradas, a segunda variedade mais consumida é ideal para preparos quentes, incluindo receitas cozidas e geleias.
🍎 Maçã Eva
Essa variedade garante frutas firmes, adocicadas e com um teor de acidez suave. 
🍎 Maçã Argentina
Também chamada de Red Delicious, a fruta tem um tom avermelhado vibrante, além de um aroma intenso. O sabor, por outro lado, é mais suave.
🍎 Maçã Daiane
Segundo os pesquisadores da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), que desenvolveu a variedade, essa maçã apresenta mais doçura e suculência, além de menos acidez, em comparação a outros tipos da fruta.
🍎 Maçã Pink Lady
A Embrapa explica que a maçã é Pink Lady® é comercializada num sistema de clube, de acordo com determinado padrão de qualidade. Já a ABPM a compara com uma maçã do amor, devido ao sabor que equilibra doçura e acidez, além da casca rosada.
LEIA TAMBÉM:
Doce, baroa, inglesa: saiba como preparar os 7 principais tipos de batata cultivados no Paraná
Integral, desnatado, sem lactose: entenda diferenças entre tipos de leite e saiba qual mais indicado para você
Cuidados ao comprar, conservar e consumir
Fazer chips de maçã é uma opção para aproveitar a fruta quando há compra em excesso ou elas ficam murcha
SECS
A nutricionista explica que a maçã é uma fruta que aguenta bem fora da geladeira, desde que não se retire aquela “cerinha” natural, presente em variedades como a maçã argentina. A intenção de deixar a fruta mais bonita para colocar na fruteira pode acabar comprometendo a durabilidade.
A quem prefere guardar a maçã na geladeira, a dica para que ela não ganhe aquele aspecto enrugado é armazená-la em potes fechados ou saquinhos plásticos com zíper.
Caso isso aconteça com você, a sugestão da professora é cortar a maçã em fatias bem finas e levar para assar com papel alumínio na temperatura mínima.
“No forno elétrico a 60ºC dá para deixar por 90 minutos, no forno a gás precisa deixar menos tempo. Vai ficar com a consistência de chips, pode colocar em pacotinhos plásticos ou em vidros e ter um lanchinho saudável para consumir por bastante tempo”, sugere.
Outra opção é aproveitar a fruta como um adoçante natural em sucos e vitaminas.
Na hora da compra, o primeiro aspecto a ser observado deve ser a integridade da casca. Pontos de podridão, manchas que se assemelham a mofo e uma aparência murcha são características a serem evitadas.
Os vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias em g1 Paraná.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *