Trabalhador que morreu na obra da ponte de Guaratuba usava equipamentos de proteção e caiu de altura de 30 metros, dizem Bombeiros


Homem de 37 anos caiu de grua e não resistiu aos ferimentos. Acidente está sendo investigado. Bombeiros detalham morte de trabalhador na obra da ponte de Guaratuba
O trabalhador de 37 anos que morreu no canteiro de obras da construção da ponte entre Guaratuba e Matinhos, no litoral do Paraná, utilizava equipamentos de segurança e caiu de uma altura de 30 metros, segundo o Corpo de Bombeiros.
O acidente aconteceu no sábado (14), por volta do meio-dia.
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Em entrevista à RPC, o subtenente do Corpo de Bombeiros, Anderson Carlos dos Santos, detalhou os equipamentos que o trabalhador utilizava na hora da queda.
“A princípio, ele estava com a cadeirinha, o capacete estava do lado do corpo dele e também se reparou que ele estava com o talabarte [alça com ganchos]. O talabarte fica preso na cadeirinha. Aí quando o trabalhador se movimenta, ele vai engatando o talabarte nas estruturas, para fixar o talabarte nas estruturas”, explicou.
Ainda segundo o subtenente, a corporação agora busca entender como que o trabalhador caiu, visto que ele utilizava equipamentos de proteção.
“Tem uma escada. Essa escada a equipe lá verificou que ela tem os equipamentos de proteção, que são as barras de contenção ali, né? Também tem grades próximas, então a gente não consegue avaliar como que foi essa queda”, afirmou.
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Queda de 30 metros
Segundo o Corpo de Bombeiros, o trabalhador caiu de uma altura de aproximadamente 30 metros. Ele estava em uma grua – equipamento usado para elevação de cargas – que estava em cima de uma balsa atracada na Baía de Guaratuba.
O trabalhador caiu no convés da embarcação. A corporação afirma que o trabalhador utilizava capacete na hora da queda, mas sofreu traumatismo craniano grave devido ao impacto.
A Polícia Civil informou que está investigando o caso e “realizando as diligências cabíveis”.
Obra da ponte de Guaratuba
Divulgação
Respostas
A licitação para a obra da ponte foi realizada em 2022 pelo Governo do Paraná. A construção está sendo feita por um consórcio terceirizado, o “Nova Ponte”.
Procurado, o consórcio afirmou que as informações sobre o caso serão repassadas oficialmente pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR).
Em nota, o DER-PR afirmou que “o profissional era devidamente treinado, contava com todos os equipamentos de segurança necessários e que a obra segue todos os procedimentos de segurança exigidos pelas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego”.
O departamento disse ainda que irá, junto com o consórcio, colaborar para que as causas do acidente sejam esclarecidas e realizar medidas para reforçar todos os procedimentos de Segurança do Trabalho.
Em nota, o Governo do Paraná lamentou o falecimento do trabalhador e afirmou que “ele trabalhava em prol de um sonho dos paranaenses”. “O Estado e o consórcio prestarão todo o apoio à família”, diz o texto.
À RPC, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) informou que a última fiscalização do órgão na obra ocorreu no dia 15 de agosto.
“Até o momento, não encontramos nenhum serviço sem responsabilidade técnica. Foi elaborado também o programa de gerenciamento de riscos, que avalia e orienta sobre as questões de segurança do trabalho na obra”, informa o departamento de fiscalização do Crea-PR.
Obras da ponte de Guaratuba
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O canteiro de obras foi inaugurado em outubro de 2023. O investimento é de R$ 386,9 milhões, com prazo total estimado para execução de dois anos.
A construção da ponte, promessa antiga de diversos governos, se propõe a ser a resolução dos problemas de ligação entre os municípios – que hoje possuem como forma mais rápida de acesso a travessia via ferry-boat.
De acordo com o governo, a ponte terá 1.244 metros de extensão, com design estaiado (cabos). Ao todo, serão quatro faixas de tráfego e calçadas com ciclovia em ambos os lados, com três metros de largura.
A chegada à Guaratuba será pelo bairro Caieiras. A margem norte da PR-412 será alargada para facilitar o encaixe na estrutura da ponte e, ao todo, juntando a ponte e as vias que serão feitas, a obra deve chegar a três quilômetros de extensão.
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